NA XINA LUA – GRUPO DE TEATRO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TONDELA Refuga, de Abi Morgan Teatro
Uma peça onde “pequenos” grandes actores visitam sonhos e países perdidos…
Kodjo tem 14 anos mas ninguém acredita nele. Ara vem de Bagdad e ainda ouve as bombas à noite. Chang consegue dar mortais para trás e a sua aldeia natal, na China, conta mais de mil anos. Todos têm o seu passado, os seus segredos. A mãe de Chang morreu num camião a caminho do Reino Unido – uma terra de promessas que, em vez de lhes abrir os braços, simplesmente não os quer. Órfãos em Londres, são agora a única família uns dos outros. Kodjo é o rapaz que acabou de chegar. Juntos, contam a sua história. Uma infância perdida, árvores altas e um assassínio em movimento, o trauma da guerra e da morte da sua família, um assassínio cometido por uma criança que toda a gente diz que é um homem. Ninguém acredita nele; é apenas mais um entre os menores desacompanhados que chegam à cidade e se vêem sozinhos nas suas ruas, revivendo as memórias desordenadas do seu percurso de vida.Na génese desta peça está um sentido de compromisso com a defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos das Crianças, bem como a vontade de denunciar a realidade cruel e actual que assombra um país europeu, onde jovens abandonados têm de se tornar adultos antes do tempo. Um trabalho que marca uma nova participação do colectivo no Projecto “PANOS (Palcos Novos, Palavras Novas)”, da Culturgest, direccionado para grupos de teatro escolar/juvenil. O espectáculo tem também um grande significado para os jovens actores que, alimentados pela vontade de superar os seus próprios limites, aguardam ansiosamente o momento de pisar o palco. Tal como a Vanessa, que antecipa as emoções: “O meu estômago contorce-se, as minhas pernas tremem e o nervosismo está a aumentar. Torço para que esteja à altura deste novo desafio”.
No palco da escola“Na Xina Lua”, o Grupo de Teatro da Escola Secundária de Tondela, não pára de crescer, reunindo cada vez mais alunos e ex-alunos que, sempre com muita energia, são actores, figurinos, aderecistas, entre muitas outras funções desempenhadas. Aberta à comunidade escolar desde 2000, esta “equipa” de estudantes e professores tem realizado – com o apoio da ACERT – vários espectáculos para o público em geral, numa vertente de teatro comunitário.
“Esta peça é para elas [as crianças]. Não consigo pensar num elenco de actores mais apropriado do que os dos grupos juvenis, escolas e faculdades que pegaram nesta peça. Foi um privilégio escrevê-la para eles e para os dois mil ou mais menores desacompanhados que todos os anos chegam a este país à procura de asilo.”
Abi Morgan
Ficha Técnica
Actores: Guida, Cadu Barros, Diogo, Manel, Samanta, Salomé, Sofia, Filipa, Madalena, Vanessa, Marta, Lia, Bruna, Dannyel, Daniela, AnitaEncenação/Assistência: Gil Rodrigues/João AlmiroCartaz: João SilvaFigurinos e Adereços: DannyTécnicos: Paulo Neto, Cajó Banda Sonora Original: Gustavo DinisFotografia: Carlos TelesMultimédia: Rui SérgioApoios: Toda a equipa da ACERT, Câmara Municipal de Tondela, Ex-Membros do Grupo “Na Xina Lua”Agradecimentos especiais: João Luís Oliva e Pompeu José